Project Sheets P2020
SI Inovação - 022601
SI Qualificação - 025509
SI Inovação - 060638
Project Title | Mais Capacidade, Melhor Qualidade, Mais Serviço
Project Code | LISBOA-02-0853-FEDER-022601
Main Purpose | Strengthen the competitiveness of SMEs
Region of intervention | Lisbon
Beneficiary | Olegário Fernandes – Artes Gráficas, SA
Approval Date | 20-02-2017
Start Date | 14-09-2016
End Date | 13-09-2017
Total eligible cost | 846.500,00 EUR
European Union financial support | FEDER – 423.250,00 EUR
National / regional public financial support | N/A
OBJECTIVES, ACTIVITIES AND EXPECTED / ACHIEVED RESULTS:
- Increase the capacity in the finishing phase.
- Specialization, segmentation and differentiation of our offer, with better and more types of finishing.
- Strong improvement in customer interaction, namely by strengthening the technical department and creating a portal.
Project Title | Qualificação para a liderança tecnológica e de mercado
Project Code | LISBOA-02-0853-FEDER-025509
Main Purpose | Reforçar a competitividade das PME
Region of intervention | Lisboa
Beneficiary | Olegário Fernandes – Artes Gráficas, SA
Approval Date | 26-07-2017
Start Date | 31-01-2017
End Date | 30-01-2019
Total eligible cost | 343.647,00 EUR
European Union financial support | FEDER – 137.458,80 EUR
National / regional public financial support | N/A
Project Description:
With this project, the company intends to strengthen its market position in Portugal and focus on exports, positioning itself as a specialist in packaging solutions, in response to customer differentiation requirements, shorter response times, higher quality, more services, and a lower cost.
OF intends to invest in competitive qualification with three strategic guidelines:
- Development and engineering of products, services and processes, with reinforcement of the company’s infrastructure to design new products;
- Digital economy and ICT, with the adaptation of the business model to Open Innovation and the dematerialization of the customer relationship;
- Organizational and management innovation, by hiring qualified human resources, strengthening the company’s business intelligence and hiring specialized support services.
Strategic Objectives:
- Greater control of value chain links
- Dematerialization of the customer relationship in an international context, promoting proximity with the customer
- Strengthen our quality system and promote eco-innovation to present robust credentials to the most demanding customers
Designação do projeto | OF – Aposta em novos e inovadores produtos e no forte controlo da cadeia de valor
Código do projeto | LISBOA-02-0853-FEDER-060638
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | Sintra
Entidade beneficiária | Olegário Fernandes – Artes Gráficas, SA
Data de aprovação | 19-07-2021
Data de início | 22-05-2020
Data de conclusão | 21-05-2022
Custo total elegível | 1.191.713,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 122.877,88 EUR
Descrição do Projeto:
Com quase 100 anos de história, a Olegário Fernandes dedica-se ao fabrico e à comercialização de produtos de embalagem e rotulagem, tendo uma oferta especialmente orientada para as indústrias farmacêutica, alimentar, de higiene e limpeza do lar e vitivinícola, ainda que com potencial de aplicação numa série de outros setores.
Desde a sua constituição, em 1922, a empresa soube crescer de forma sustentada, tendo, sobretudo nas últimas duas a três décadas, implementado um conjunto de investimentos estratégicos com visão no futuro.
Porém, apesar do sucesso até agora alcançado, a Olegário Fernandes considera que o esforço de atualização tem de continuar a ser uma prioridade, pois apenas dessa forma poderá cumprir com a sua Visão – ser reconhecida como um dos principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços nas áreas de embalagem e rotulagem.
Assim, desenhou o plano de investimentos submetido ao SI Inovação Produtiva 2020, que tem como objetivo apetrechá-la de instrumentos produtivos e outros que lhe permitirão:
- responder à demanda de atuais e potenciais clientes, de setores como o alimentar e o de higiene e limpeza do lar, que procuram fornecedores de referência que produzam caixas tipo tabuleiro e rótulos shrink sleeve;
- responder a necessidades específicas da sua principal indústria cliente – a indústria farmacêutica -, com a oferta de um novo produto – etiquetas com cortes especiais (etiquetas perfuradas);
- aumentar os níveis de eficiência e automatização do processo e internalizar tarefas até agora subcontratadas;
- incrementar a qualidade dos produtos, através da aposta em sofisticadas ferramentas de controlo da produção.
Com o contributo dos investimentos apresentados, a Olegário pretende atingir os seguintes objetivos:
- Aumentar o Volume de Negócios;
- Incrementar o Valor Acrescentado Bruto;
- Atingir sustentadamente níveis de EBITDA superiores;
- Aumentar a sua Intensidade de Exportações.